© 2017 por Carla Tennenbaum

São Luiz do Paratinga / São Paulo -  Brasil

OBJETOS
ESPIRAIS

2000-2005

As espirais cinéticas são elaboradas artesanalmente a partir de resíduo recolhido junto à indústria e comércio de E.V.A., através da fragmentação e re-aglutinação manual do resíduo, utilizando exclusivamente peças de encaixe originais desenvolvidas para o projeto.

A somatória de cores das partículas de E.V.A. gera padrões visuais abstratos, simples, e ao mesmo tempo impregnados de ritmo e significado. Padrões como a espiral encontram-se na base da expressão humana, em suas mais diversas manifestações seculares e religiosas, ao longo do tempo e do espaço. Também fazem referência à idéia de circularidade, evolução e, neste caso, do conceito de upcycle, que atribui valor a um material descartado, e permite que ele seja reutilizado indefinidamente como matéria-prima artística. 

Variações cromáticas são decorrentes do resíduo disponível e da sensibilidade de seus criadores, tornando cada peça única e irreprodutível.

As espirais cinéticas foram reconhecidas pelos prêmios hOLAnDA 2003 da LADF - Latin American Design Foundation, Design 21 2005, da UNESCO e Felissimo Co., e, através do projeto EVAMARIA (2007-2010), do prêmio SEBRAE Top 100 Artesanato 2009. O processo foi compartilhado e experimentado por centenas de pessoas através de oficinas criativas ao longo dos anos desde sua concepção. 

 

Atualmente,  Carla desenvolve o projeto Desespirais, que explora a riqueza de possibilidades construtivas (e desconstrutivas) da técnica como metáfora de um design circular, utilizando um mesmo conjunto de materiais para produzir uma série de instalações, e gerar vídeos e animações a partir do registro de transformação dos materiais.   

Espiral Cinética Rosa

fotografia: Chico Rivers