FEITAS PARA SEREM REFEITAS
Espirais criadas a partir de resíduos industriais. Cada peça pode ser feita, desfeita e refeita indefinidamente.
Sem cola, sem desperdício: os módulos são encaixados apenas com arame e conectores de polipropileno desenvolvidos especialmente para o projeto. As sobras de corte do resíduo original são ponto de partida para novos sistemas produtivos.
O projeto Desespirais – 2018 é apresentado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da empresa de transportes RTE Rodonaves, e envolve uma série de exposições e oficinas em estações do Metrô de São Paulo.
patrocínio:
realização:
desespirais
nas clínicas
estação clínicas do metrô
de janeiro a abril de 2018
desespirais
na luz
estação luz do metrô
10 a 31 de março de 2018
desespirais
no tatuapÉ
estação tatuapé do metrô
10 a 30 de abril de 2018
desespirais
no brás
estação brás do metrô
10 de maio a 30 de junho de 2018
Desespirais - 2018 é uma celebração e um rito de passagem, trazendo uma nova leitura para o processo criativo com resíduos de E.V.A. iniciado por Carla Tennenbaum em 2000.
De lá pra cá, o projeto já foi reconhecido por prêmios da Fundação do Design Latino-Americano (2003), UNESCO – Design 21 (2005), Artemisia Negócios Sociais (2007), International Youth Foundation (2008), Sebrae Top 100 Artesanato (2009), e agora pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.
design circular
DESIGN é mais do que móveis caros ou formatos de sobrancelha.
Design é intenção: desenho, desígnio.
As Desespirais são produzidas exclusivamente por encaixes, sem o uso de colas ou outros produtos químicos. Isso permite que cada peça seja desmontada e recomposta, espiralando e desespiralando-se indefinidamente.
Uma metáfora para os ciclos de materiais em uma Economia Circular, e uma demonstração do poder do design na transição para esse modelo.
Saiba mais em www.ideiacircular.com