FAZER - DESFAZER - REFAZEr

Espirais criadas a partir de resíduos industriais. Cada peça pode ser feita, desfeita e refeita indefinidamente.

Sem cola, sem desperdício: os módulos são encaixados apenas com arame e conectores de polipropileno desenvolvidos especialmente para o projeto. As sobras de corte do resíduo original são ponto de partida para novos sistemas produtivos.

O projeto Desespirais – 2018 é apresentado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da empresa de transportes RTE Rodonaves, e envolve uma série de exposições e oficinas em estações do Metrô de São Paulo.

patrocínio:

realização:

 

desespirais

nas clínicas

estação clínicas do metrô

de janeiro a abril de 2018

 

desespirais

na luz

estação luz do metrô

10 a 31 de março de 2018 

 

desespirais

no tatuapÉ

estação tatuapé do metrô

10 a 30 de abril de 2018 

 

desespirais

no brás

estação brás do metrô

10 de maio a 30 de junho de 2018 

Desespirais - 2018 é uma celebração e um rito de passagem, trazendo uma nova leitura para o processo criativo com resíduos de E.V.A. iniciado por Carla Tennenbaum em 2000.

De lá pra cá, o projeto já foi reconhecido por prêmios da Fundação do Design Latino-Americano (2003), UNESCO – Design 21 (2005), Artemisia Negócios Sociais (2007), International Youth Foundation (2008), Sebrae Top 100 Artesanato (2009), e agora pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

design circular

DESIGN é mais do que móveis caros ou formatos de sobrancelha.

Design é intenção: desenho, desígnio.

As Desespirais são produzidas exclusivamente por encaixes, sem o uso de colas ou outros produtos químicos. Isso permite que cada peça seja desmontada e recomposta, espiralando e desespiralando-se indefinidamente.

Uma metáfora para os ciclos de materiais em uma Economia Circular, e uma demonstração do poder do design na transição para esse modelo.

Saiba mais em www.ideiacircular.com

blog

Oficina na Estação Clínicas do Metrô

February 22, 2018

Montagem - Estação Clínicas

January 4, 2018

1/2
Please reload

PROCESSO

Deixe seu contato para receber registros do processo de criação das obras, e saber em primeira mão sobre a abertura das inscrições para as oficinas e datas das próximas exposições.

 

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon