© 2017 por Carla Tennenbaum

São Luiz do Paratinga / São Paulo -  Brasil

Tive a honra de ver meu trabalho reconhecido por diversas instituições brasileiras e internacionais.

 

Em 2003, recebi o prêmio hOLAnDA da Fundação do Design LatinoAmericano em Amsterdam, com protótipos de espirais cinéticas e tapeçarias (linha MOB) com resíduos de EVA.

Em 2005, os mesmos produtos, já desenvolvidos como tecnologias artesanais efetivas, foram vencedores do primeiro prêmio do concurso internacional Design 21 2005, promovido pela UNESCO.

Em 2007, fui nomeada como uma dos “100 jovens designers de produto mais interessantes e importantes do mundo”, por indicação da crítica de design Maria Helena Estrada para o livro &Fork, da Phaidon Press.  

 

Entre 2007 e 2010, desenvolvi o projeto EVAMARIA, que foi apoiado pela Artemisia Negócios Sociais, e recebeu o prêmio SEBRAE Top 100 Artesanato 2009. Em 2008, fui global fellow do programa YouthActionNet, da Internacional Youth Foundation, que seleciona e apoia a cada ano 20 jovens empreendedores que lideram iniciativas de impacto social positivo. O projeto EVAMARIA também foi finalista, na categoria de ação socioambiental, da primeira edição (2008) do prêmio Objeto Brasileiro, realizado pelo Museu A CASA. 

SOBRE MIM

Oi! Eu sou a Carla.

 

Eu crio - e ajudo outras pessoas a criarem - processos inovadores a partir de recursos descartados. Meu objetivo é mostrar como é possível desenvolver produtos efetivos e deslumbrantes, ressaltando e potencializando o valor de cada material. 

 

 

Trabalho há quase 20 anos com o que os outros chamam de lixo, e aos poucos fui percebendo que o buraco é sempre mais embaixo.

 

Lixo não existe. 

ou

O lixo é um erro de design. 

E uma oportunidade incrível de inovação. 

Tudo precisa ser repensado e refeito - de uma forma inteligente, segura e efetiva, mantendo o valor dos materiais em circulação e restaurando saúde humana e ambiental. 

 

Tenho fé de que quando mais pessoas/empresas/instituições entenderem que isso é necessário, e que isso é possível, vamos ver uma nova revolução industrial e cultural - uma revolução criativa no nosso jeito de conceber, produzir e consumir as coisas. Isso vem sendo chamado de Economia Circular.

Sou co-criadora da Ideia Circular, uma iniciativa para discutir os conceitos de Design Circular, Economia Circular e Cradle to Cradle, e promover projetos que incorporem esses princípios.

MINHA FORMAÇÃO
  • Entre 1995 e 1997 estudei no Novo México na United World College-USA, da rede de Colégios do Mundo Unido, que reúne alunos de mais de 70 países. Lá recebi o diploma International Baccalaureate com especialização em Arte e Design, História e Inglês. 

  • Conclui o ensino superior no curso de bacharelado e licenciatura em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, entre 1999 e 2005. 

  • Em paralelo à graduação, recebi formação em design frequentando o laboratório A Construção do Objeto, oferecido pelos designers Humberto e Fernando Campana no Museu Brasileiro da Escultura entre 1999 e 2001.  

  • Ao término do curso, fui uma das fundadoras do grupo notechdesign, que deu sequência ao trabalho de cocriação e transformação criativa de materiais, e até 2005 marcou presença no cenário brasileiro e internacional com produtos, intervenções e exposições coletivas.

  • Entre 2007 e 2009, participei de um processo intensivo de formação em empreendedorismo e modelos de negócios de impacto social pela Artemisia Negócios Sociais

  • Em 2008, cursei especialização como Designer em Sustentabilidade pelo programa Gaia Education na UMAPAZ - Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz.

  • De 2009 a 2012, participei anualmente do IDDS - International Development Design Summit (Encontro Internacional de Design para o Desenvolvimento Internacional, fundado por Amy Smith do MIT), inicialmente como participante, e depois como organizadora. Lá aprendi sobre o poder das tecnologias apropriadas, do design centrado no usuário, e de processos de design thinking e prototipagem rápida, e me tornei membro da rede IDIN - International Development Innovators Network - Rede de Inovadores para o Desenvolvimento Internacional.

  • Entre 2011 e 2013, me especializei em Facilitação Criativa com Charlie Murphy, fundador da PYE - Partners for Youth Empowerment. 

Quando não estou facilitando oficinas ou criando produtos maravilhosos em outras cidades, posso ser encontrada em São Luiz do Paraitinga com o Fernando (meu parceiro-professor), a Manu (nossa filha-mestra), o Jackson e o Lewis (nossos gatos-guias).

Adoro ler, dançar, viajar e aprender coisas novas.   

OBRIGADA PELO INTERESSE! COMO POSSO AJUDAR VOCÊ?

ou entre em contato!

não prometo que respondo rápido.. mas prometo que respondo.